sábado, 8 de março de 2014

Oração – A Arte de Conversar Com Deus




Oração - é uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras  ou pensamento em particular ou em público, ou ainda....


Orar é ter comunhão com Deus, são todos os dias se aproximar do Pai, gozando de intimidade com Ele.
Uma oração pode envolver:
- Confissão Sl:51
- Adoração – Sl 95:6-9, -Ap 11:17
- Comunhão Sl 103:1-8
- Gratidão – 1 Tm 2:1
- Petição Pessoal – 2Co 12:8
- Intercessão Pelos Outros – Rm 10:1
Orar é ter comunhão com Deus, são todos os dias se aproximar do Pai, gozando de intimidade com Ele, conforme está escrito em (Gênesis 5:22) -  E andou (teve comunhão) Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. 
Quando você ora ao Pai Celestial, as respostas que você precisa ouvir e saber são gravadas em seu coração, testificadas no espírito, que de fato conversa e entende a linguagem do Espírito Santo de Deus - (Romanos 8:16) diz: O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Orar não é rezar. Orar=Conversar com Deus – Rezar=vãs repetições, fórmulas prontas, (Mateus 6:7 - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos), diferentemente do primeiro, que pressupõe um diálogo, onde alguém fala e o outro responde e vice-versa.
Na oração o nosso espírito é guiado pelo o Espírito Santo de Deus, de tal modo que as palavras por nós expressas são inspiradas por Ele, a exemplo de quando os discípulos pediram ao Senhor Jesus que os ensinassem a orar – como está escrito em (Mateus 6:9) - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome....
A oração envolve o fundamento da fé, envolve o sobrenatural de DEUS, a oração destrava as portas do céu. Assim vejamos a experiência do profeta Elias - (I Reis 17:1) -  ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.(I Reis 18:1) - E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.(I Reis 18:45) - E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
A oração atrai a presença de Deus para perto de você. Tem coisas em nossas vidas que só acontecerão através da oração
Storme Omartian diz em seu livro o Poder da Mulher que ora, (p.11),:“Em meio à vida agitada, muitas vezes não oramos o suficiente. Ou, então, oramos apenas pelas questões mais urgentes e deixamos de reservar tempo para nos aproximarmos verdadeiramente de DEUS, conhece-lo melhor e compartilhar com Ele os anseios mais profundos de nosso coração”
Oração  envolve o amor  incondicional, de  modo que  não  importa onde você está ou como você ora, se de pé , deitado ou de joelhos, o Pai Celestial está sempre disposto a atender as suas orações, quando você ora de acordo com a palavra revelada por Ele.
Orando de joelhos o apostolo Paulo disse: - (Efésios 3:14) - Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Orando de pé - (II Crônicas 20:5) - E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo. (II Crônicas 20:6) - E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
Orando deitado - (II Reis 20:2,3) - Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo:  Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
A oração produz vitórias na vida do crente, porque ele pode desfrutar da comunhão com DEUS e da  presença de DEUS, em todo e qualquer momento, seja ele de alegria, de dificuldades ou de enfermidades.
A palavra de DEUS nos revela em vários livros, capítulos e versículos que a oração fizera a diferença na vida do seu povo, e em particular na vida dos seus discípulos, filho e profetas:
(Daniel 6:10)-Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer; (Daniel 6:22) - O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
(Atos 3:6) - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3:7) - E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. (Atos 3:8) - E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
(Atos 28:8) - E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.
(João 11:4) - E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. (João 11:41) - Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.  (João 11:42) - Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
Por fim, a oração está fundamentada na obediência, é também um ato de fé, de submissão, uma vez que só possível orar, ou seja conversar com alguém sobre as suas necessidades, fragilidades, enfermidades, desejos planos e propósitos quando você reconhece que este alguém tem autoridade para atender os seus pedidos, e lhe é soberano. Neste caso temos o nosso Deus Pai Todo Poderoso.
A oração produz prosperidade, produz vitórias, nos ajudar a vencer as tentações, as dificuldades, as enfermidades, e requer obediência e fé para fazer aquilo que o Espírito Santo determinar, conforme confirmado nos versículos apresentados acima, transcritos da palavra de DEUS.

Pr. Maurício Nascimento Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário