sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O CRISTAO E AS EMOCOES


INTRODUCAO 

A Bíblia nos ensina em Gn 1.26, que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Aqui fica claro que Deus criou o espirito do homem.Agora em Gn 2.7 a palavra de Deus nos mostra quando Ele, forma o  homem na sua constituição física, a partir do pó da terra, e em seguida sopra em suas narinas, tornando o homem alma vivente.
DESENVOLVIMENTO
Refletindo sobre o que esta escrito nos textos acima, aprendo que Deus criou o homem, nas dimensões: espírito, alma, corpo. Portanto, o homem é um espírito, que tem uma alma e habita num corpo.
Aprendo ainda que qualquer alteração ou problema em qualquer uma destas dimensões haverá interferência nas demais.
Observo ainda que Deus criou um homem perfeito na sua essência(espírito), na alma(emoções), e no físico. No homem, não havia dúvida, não havia medo, incerteza. O ambiente onde ele morava tinha harmonia entre todos. Não há registro de contendas, discussões, ou malícia por estarem nus.
Tanto que o Senhor Deus, avaliou com muito bom o que fizera, e tinha intimidade com ele(homem). O HOMEM VIVIA NA PRESENCA DE DEUS. ERA SARADO NO ESPIRITO, NA ALMA E NO CORPO, antes do PECADO.
O Inicio dos Problemas
No evangelho de João disse Jesus: João 15:1-8
1 - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Enquanto o homem estiver enxertado na videira terá vida (com qualidade espiritual, qualidade emocional e qualidade física, e ainda que esteja morto viverá).
Esta verdade existe desde o princípio. Pois, quando o homem pecou, e saiu da presença de Deus. Por causa do pecado o homem conheceu a morte espiritual, a morte física, e portanto, "morreu a sua estrutura emocional perfeita". Ou seja, a sua alma passou a estar sujeita a todo tipo de emoção negativa.
Ex.: Depois do pecado o homem toma consciência de que estava nu, tem medo e vergonha de Deus - Gn. Gênesis 3:10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. Temor, medo = emoção, sentimento.
O "Corpo" Emocional do Homem

Emoção pode ser definida s.f. Abalo moral ou afetivo; perturbação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nosso espírito (boa ou má notícia, surpresa, perigo): a homenagem causou-lhe grande emoção.

Existem emoções que nos marcam positivamente, outras nos marcam negativamente. Porem, todas as emoções que vivemos estão registradas nos nossos corpos mental e emocional. Tanto que isto interfere no corpo físico e no estado da nossa alma e espírito.
Exemplos bíblicos de emoções:
  - Davi quando perdeu os filhos: o de Betseba, e Absalão 18:33;
  - Jeremias pranteava por causa dos pecados do Povo de Israel
  - Ana, Mulher de Elcana andava triste e chorava por que não engravidava – I Samuel 1.7
  I Samuel 1:10- Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.;
  - Neemias 8:10, convida too povo de Israel para se alegrar, por que a alegria do Senhor e a nossa    forca;
  - Em êxodo 15.20 está registrada a alegria do povo de Israel ao atravessar o Mar Vermelho.
  - Ezequias chorou quando recebeu a noticia de morte. II Reis 20:3
As Emoções São Aprendidas – Do Ponto de Vista Humano
Do ponto de vista natural aprendemos as emoções desde a nossa primeira infância.
Aprendemos copiando ou rejeitando as atitudes, o comportamento e as emoções dos nossos pais, avos, tios, professores e pessoas que tem influência sobre as nossas vidas.
Muitas pessoas crescem fisicamente, mentalmente, cronologicamente, mas permanecem presas na criança emocional. São sentimentais ao extremo, ira-se com facilidade, estão sempre na defensiva, não suportam críticas, não suportam pressão, tem baixo nível de inteligência emocional, timidez, complexos. Todas estas emoções estão registradas nas nossas almas, e nossos espíritos, quando não crescemos emocionalmente.
As Obras da Carne
Agora veja igreja em Gl 5.16 e 17 está escrito:
Aqui tem algo que eu gostaria de dividir com igreja do Senhor , e que vem da parte de Deus.
Disse a vocês no inicio da ministração que a alma, as emoções do homem foram desestruturadas por causa do pecado. Portanto, muitas, para não dizer todas as emoções negativas decorrem da desarrumação da alma(carne, emoções). Consequentemente são obras da carne. Alteram a nossa condição espiritual. Nos afasta de Deus. Portanto, são pecados. Manifestam uma vida carnal. Veja Gl 5.19-21.
O Fruto Do Espirito
Veja em Gl 5.16,18 a bíblia nos recomenda que andemos em Espírito, e diz que este luta contra a carne, e a carne luta contra o Espírito.
Agora veja em Gl 5.22 está escrito:
Portanto diferente do que está em Gl 5.19-21. Aprendo então que o fruto do Espirito está manifesto nas nossas vidas por causa de CRISTO, enquanto que as obras da carne são manifestas nas nossas vidas a partir das nossas almas (emoções), e muitas vezes poderão ter origem por influencias espirituais, através de pensamentos que não condizem com quem você é hoje em CRISTO JESUS. Exemplos:
a)      Vem um pensamento dizendo que você é a pior pessoa do mundo – Está fora da palavra de Deus, pois Ele diz que você é a menina dos olhos Dele, que você é importante para Ele. Assim, você não deve aceitar este pensamento;
b)     Olhou para alguém, vem um sentimento de inveja. Está fora da palavra de Deus. Você não está em Espírito. A Palavra de Deus diz que você e eu devemos nos alegrar com a vitória do nosso irmão. Portanto, sentimento errado.
Desdobrando o Fruto Do Espírito – Autodomínio(temperança, domínio próprio):

- Virtude que modera os desejos, as paixões. / Sobriedade no consumo de alimentos e bebidas.

- Competência para gerenciar as emoções.

- Uma moderação na indulgência dos apetites e paixões.
Provérbios 25:16 - Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar.
Daniel 1:8- E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Romanos 13:14
14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
I Tessalonicenses 5:6-8
6 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
7 - Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
CONCLUSÃO
O Fruto do Espírito já Está manifesto em nossas vidas. Temos a obrigação de desenvolvê-lo, agora andando em Espírito, observando se o que chega a nossa alma está coerente ou não com a Palavra de Deus que está gravada no nosso espírito. Se for diferente é porque é obra da carne e, portanto, devemos rejeitar tudo que for obra da carne.
Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário